Dicas sustentáveis contribuem para redução de gastos.

0,,69545910,00

 

Nesses tempos em que a situação econômica do país não é das mais animadoras, a palavra de ordem é: Economizar. Gestos simples podem ajudar a diminuir o consumo cortar gastos e ainda ajudar nossa planta. O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) dá uma relação de dicas para evitar o desperdício. Para cada consumidor, o impacto financeiro é variável, mas sem dúvida, é considerável adotar alguns desses procedimentos. O importante é o consumidor ter consciência dos seus gastos e atitudes.

 

Água de reuso: Coletar água da chuva, água do enxague da máquina de lavar, para utilizar na limpeza do quintal e da calçada. Tomar cuidado com recipientes abertos por conta da dengue.

Lavar o carro: optar por lavagem a seco ou com balde, é uma economia de água considerável.

Reduzir o tempo de banho: Cinco minutos são suficientes. O consumidor pode economizar ainda mais se fechar o registro para se ensaboar. Essa dica vale para tudo, escovar os dentes, fazer a barba e qualquer outra utilização que necessite de água corrente.

banho_demorado

Lavagem da louça: limpar a louça antes de colocá-la na pia. Depois, ensaboar e enxaguar tudo de uma só vez. Requer um pouco de organização nas primeiras vezes, mas com o tempo fica fácil e automático.

download

Regar as plantas: Use um regador para molhar as plantas em vez de utilizar a mangueira. No verão, a rega deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã.

como-cuidar-plantas-sem-desperdicar-agua-560

 

Iluminação e ventilação natural: É possível reduzir o consumo de energia desde o planejamento da construção e decoração de um imóvel, aproveitando ao máximo a iluminação e ventilação natural. Se o imóvel já está construído e decorado, algumas dicas podem ajudar na economia de energia, como abrir janelas, cortinas e persianas durante o dia; planejar a organização dos ambientes, como a disposição dos móveis; usar cores claras no teto e nas paredes internas, pois elas refletem melhor a luz e deixam o ambiente mais claro; e manter luminárias, globos e arandelas sempre limpos.

Stand by: além de desnecessário, os aparelhos em stand by continuam a consumir energia. Desligue os equipamentos da tomada quando não for usá-los por um período maior, em vez de desligar apenas no controle. Isso vale para carregadores de celular que vivem conectados à tomada, mesmo quando não estão em uso. Essa ação gera uma economia nas contas de energia elétrica.

Lâmpadas: troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas, pois a economia de eletricidade proporcionada por ela pode chegar a 80%. A quantidade de acionamentos da lâmpada fluorescente compromete seu tempo de vida. Prefira-as para a cozinha, área de serviço, garagem e qualquer outro espaço em que as lâmpadas permaneçam acesas por mais tempo. Adote dispositivos de detecção de presença para lâmpadas em áreas externas, por exemplo.  Ao sair dos ambientes, lembre-se sempre de apagar as luzes.

121361_0b95e25d37c448d389b1a481ce2545ee

 

Utilize estas dicas e economize seu bolso e o planeta agradece!

energia1



Comentários