ESCOLHA DA CORTINA IDEAL

2222

 

Independente do estilo da casa ou do tamanho do espaço, todo mundo precisa delas: As Cortinas. A gente até conhece as versões mais tradicionais, mas com tantos modelos e materiais inovadores no mercado, como escolher o melhor para cada cômodo? Às vezes essa missão é mais difícil do que parece, então achei que seria legal fazer um post pra ajudar vocês a resolver as principais questões que envolvem o tema.

Qual modelo devo escolher?

A escolha do modelo depende do tipo de decoração e do gosto do cliente, o importante nesse quesito é pensar na incidência de luz que se deseja para cada ambiente. Nos quartos optamos por tecidos mais densos que impeçam essa luminosidade desenfreada, assim, muitas vezes usamos mais de uma camada. Para a primeira camada normalmente escolhemos o black-out e para a segunda um tecido mais leve e decorativo. Já em ambientes em que a luz é bem-vinda, como as salas de estar e as cozinhas, a busca é por tecidos translúcidos.


persiana rolo com tela soalr


O ideal é que as cortinas ocupem a parede inteira ou cubram apenas a janela?

Cada ambiente requer um tipo de decoração e se deve pensar que a cortina é sempre um detalhe que modifica esse espaço. Quando as cortinas ocupam a parede toda a intenção é que elas criem uma textura geral, já quando escolhemos cobrir somente as janelas, elas acabam servindo para pontuar e enquadrar esse detalhe e muitas vezes tiram o peso do ambiente.

cortina ate o teto

Na hora de medir a janela para fazer o orçamento, quantos centímetros precisamos deixar de sobra nas laterais?

O ideal é deixar até 20 cm nas laterais, dependendo do efeito pretendido.  Quando queremos um resultado volumoso optamos por mais sobra, mas se a intenção é ter um tecido mais “esticado”, diminuímos essa sobra. No caso de persianas e rolos, deixamos 10 cm de cada lado.

Cortinas-Rollô-com-Tela-Solar-1

Em certos casos é preciso usar duas cortinas na mesma janela. Como escolher dois tipos que combinem entre si?

Combinar tecidos mais pesados com mais leves sempre gera certo volume bacana. Outra combinação que usamos bastante é o rolo com um tecido leve como voil, renda ou seda, pois brincamos assim de misturar a solidez do rolo com o movimento dos tecidos leves.

rolo e seda

Qual o modelo mais indicado para espaços com pé-direito duplo?

Os rolos automatizados são sempre uma boa opção para grandes alturas, uma vez que facilitam a abertura e o fechamento da cortina para o morador, mas é sempre bom combinar essa solução com um tecido mais leve, como o voil. Os tecidos pesados acabam ficando mais de fora desses espaços, pois se tornam problemas na hora de abrir e fechar.

cortina voil pé direito duplo

E para cozinhas e banheiros?

Para cozinhas usamos rolos com tela solar, porque esse sistema permite a passagem de luz moderada e com visibilidade externa, além de ser uma opção prática na hora da limpeza. Nos banheiros procuramos outra solução fácil de limpar e preferimos não utilizar tecidos devido umidade. Utilizamos bastante os ripados de madeira, assim não é preciso colocar cortina.

 

cortinas-de-madeira

Espero ter ajudado um pouco a decidir qual a cortina ideal para seu ambiente.Ficou com duvidas? Quer algum tema especial?

Mande um e-mail com suas duvidas,sugestões ou qualquer outra informação para Casamais@casamaisinteriores.com.br , ficaremos felizes em poder ajudar.

cortina parede inteira

 



Comentários